segunda-feira, 28 de março de 2011

Entendendo o recrutamento e seleção


Diariamente recebo muitos emails vindos de candidatos que estão inconformados com a falta de recolocação, postura dos selecionadores, das empresas enfim, um sem numero de queixas, alguns que procedem, outras que são na verdade mal entendidos.

A fim de colaborar para aclarar um pouco a visão dos candidatos até para que não fiquem imaginado monstros onde eles não existem, dedico este post. 

Recentemente um candidato ligou para uma empresa que atendemos queixando-se não concordar com a sua reprovação na fase perfil comportamental de um processo seletivo. Primeiro erro, ligar para a empresa a fim de discutir sua eliminação, mas nem vou entrar no mérito porque o assunto aqui é outro.

O perfil comportamental de uma pessoa é obtido através de várias ferramentas disponíveis hoje no mercado, que avaliam basicamente 4 fatores do comportamento humano - dominância, comunicação, sentido de urgência (agilidade) e formalidade (regras). Com base nesta avaliação, os selecionadores sabem se aquele profissional tem o perfil adequado para aquela determinada posição.

Ser reprovado nesta fase não signfica que você não é um bom profissional, ou qualquer outra menção negativa a você ou ao seu currículo, entenda o porquê.

Cada posição que trabalhamos aqui,  inicia-se com o levantamento do perfil da vaga, atribuições daquela posição, organograma da posição (gestores, subordinados e pares),  cultura da empresa e outros fatores que levantamos para colocar a pessoa certa no lugar certo.

Este cuidado é importante pois colocar a pessoa certa no lugar certo, significa lucro para a empresa pois profissional feliz e realizado significa produtividade, e lucro para o candidato, pois estará trabalhando em uma posição na qual suas habilidades são importantes e podem ser ainda mais desenvolvidas. Este profissional realizará atividades e será cobrado  por resultados que está plenamente capacitado a alcançar.

Como costumamos dizer aqui na Tegon, "o porco não canta". Fazer um porco cantar significa investir muitos mil reais em aulas, treinamento e desenvolvimento e ao final desta jornada, ouvir o porco "ganindo", muito diferente do esperado canto do pássaro. 

Não adianta insistir em querer extrair de um profissional aquilo que ele não pode dar, é frustrante para os dois lados. E como evitamos isto ? Avaliando perfil da vaga x perfil do candidato. Este match, além de ser imprescindível para alocarmos um excelente recurso na empresa, é importante também para a realização do profissional.

Para aqueles que tiverem condições, façam um teste de perfil comportamental que inclusive é uma boa sugestão para seu autoconhecimento, e entendam suas habilidades e deficiências. O resultado, normalmente esboçado através de um laudo, ajudará vocês a  identificar oportunidades que efetivamente tenham relação com seu perfil.

Hoje você é escolhido por perfil, mas você também pode escolher oportunidades a partir dele.

Queria fazer um parêntese para dizer que escrevo neste blog com o maior carinho e que estou super feliz com o retorno de vocês através dos comentários e emails, obrigada pessoal !

Uma boa semana a todos vocês !
Luciana Tegon

26 comentários:

  1. Esclarecer dúvidas sobre este tema é muito importante para as pessoas que estão em busca de emprego !! Como vc bem colocou não existe mistério e sim uma técnica que é aplicada no processo de selecionar pessoas. Fica claro que não existe perfil certo ou errado .... existe perfil adequado ou inadequado para alguma atividade .... gostei Lu foi clara e direto ao ponto. @@

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esses esclarecimentos, tenho certeza que o sonho de todo candidato que busca emprego é ter retorno sobre sua participação e saber como é avaliado.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!!! Lú, onde pode ser feito este teste de perfil comportamental?

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciana

    Primeiramente, parabéns pelo blog.

    Sei que não é teu caso, mas, convenhamos que há muitos profissionais desqualificados e até mal intencionados, mesmo em RH. Muitas empresas de recrutamento têm, na verdade, receio de serem avaliadas pelos postulantes às vagas e perderem o cliente empregador.

    Ao invés de achar um erro o candidato ligar, penso que uma boa companhia, atenta às boas e modernas práticas de gestão, deve necessariamente abrir espaço para que os postulantes às vagas comentem sim, sempre, junto a ouvidor interno isento, o processo de recrutamento que elas praticam, seja ele conduzido internamente ou por terceiros, em todos os níveis hierárquicos, sobretudo nos mais altos.

    Há inúmeros casos em que a contratação segue interesses inconfessáveis, de ordem financeira, religiosa, social, racial, partidária ou até de corrupção pura, para espionagem industrial.

    ResponderExcluir
  5. Luciana, bom dia.
    Após seu post tive uma duvida, esses teste de perfil comportamental, eles podem falhar? Vou propor uma situação: um profissional que tem uma entrevista marcada e pega uma gripe, ele pode mesmo doente ter um bom desempenho em uma entrevista, qual sua opinião sobre isso?
    Desculpa pelas duvidas, acredito ser esse o único canal para poder sana-las.
    Muito obrigado pelo post e pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Olá Leonildo, o percentual estatístico de acerto destas ferramentas está entre 80 a 95% dependendo do instrumento (índice de previsibilidade do comportamento humano). Entenda comportamento por atitide repetitiva daquele indivíduo. O perfil (self) é formado entre o primeiro e o sétimo ano de vida de uma pessoa conforme a teoria nos ensina. Situações de doença dependendo da gravidade podem interferir minimamente no Self, e mais claramente em um outro vetor da avaliação, que reporta interfências daquele momento na vida da pessoa. Nas empresas que utilizam este tipo de instrumento, os profissionais são avaliadas pelo Self (o que são efetivamente), assim sendo este tipo de oscilação (doença, separação, morte) não impacta no resultado do perfil. Abraços !

    ResponderExcluir
  7. Olá Eduardo, obrigada pela visita. Veja RH é uma área sofredora em uma empresa. Infelizmente em algumas gestões não vêem RH como área estratégica, o que é um erro ! Suas sugestões certamente fariam toda a diferença, mas antes, há muito do básico a ser feito. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Selminha, a Elancers disponibilizará um novo serviço para candidatos interessados em realizar o teste. Segue o link www.perfisbrasil.com.br
    Neste link há literatura sobre o tema e em breve o serviço propriamento dito. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto, mas vale resaltar que nem todo dia o entrevistador acordou com o pé direito para te ouvir.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Adolfo, e realmente o ser humano é complexo não importa a profissão, mas esta é a beleza que nos torna únicos ! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá Luciana,

    Achei muito interessante seu post, pois a falta de feedback e de conhecimento do candidato sobre o lado do recrutador é muita grande.

    Só acho que a metafora utilizada em seu texto não tenha sido muito pertinente, acredito que não foi proposital, mas alguem menos esclarecido pode sentir-se ofendido.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá ! Grata pela visita. Veja, a metáfora representa o bom humor, a criatividade que eu procuro ter no dia a dia, atitudes que nos deixam leves. Quem me conhece sabe que não ha qualquer intenção de ofender ninguem, pelo contrário, meu trabalho aqui no blog é sempre de esclarecer e motivar a todos. Abraços !

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Meu nome é Geovanea,também adorei seu post.Eu estou sempre em busca de novas informações.Vou aproveitar a oportunidade para tirar uma dúvida.Já me candidatei duas vezes no site elancers.Atualmente trabalho como propagandista médica e esta é uma área onde as vagas sao muito concorridas.Logo após a inscrição temos a oportunidade de saber como estamos em relação aos outros candidatos.Verifiquei que eu estava num percentual abaixo do que a empresa estava buscando,mas nas exigencias da vaga o meu perfil estava completo.Então não entendi,pois o sistema não me da opção de ver qual era exatamente o perfil buscado pela empresa.Peço com todo carinho que você responda e te desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Olá Geovanea, obrigada pela visita ao blog. Consultei a equipe de suporte Elancers e fui informada que o produto BOTS, uma ferramenta opcional que é oferecida aos candidatos à um pequeno custo, oferece a opção de visualização básica de seu curriculo versus requisitos da vaga, e que a visão completa é disponibilizada aos assinantes. Se tiver dúvidas ao acessar este serviço no Portal Elancers, solicite orientação no link Suporte Técnico. Abraços e boa sorte !

    ResponderExcluir
  15. Luciana


    Fui selecionada po um site grande de vagas de emprego atravez de uma agência, chegando lá tinha tantos candidatos que nem a selecionadora sabia quantos que foram convocados para a entrevista, resumindo em uma parte da seleção foi dito cursos y,x e z estão fora deste processo e então foi chegando mais gente em torno de 60 canditados então para se livrar daquele monte de gente falou que que só iria ficar no processo quem fosse perto dea região Y, ou seja não se quer fez um simples filtro de curso e região, fez tanta gente gastar dinheiro e tempo a toa, falta de respeito, madei um e-mail a empresa dando sugestão de mlehoria no processo para evitar futuros transtornos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, que lamentável ! Tudo isso pode ser resolvido com um bom sistema e especialmente com bons processos de recrutamento e seleção. Foi-se o tempo que as pessoas se "atiravam" às portas dos empregadores, hoje as empresas caçam seus talentos e coisas como essa são inadmissíveis ! Falta de respeito ao tempo alheio !

    ResponderExcluir
  17. LU, gostaria de agradecer por todas as informações dadas, é muito importante e está me ajudando muito no meu desenvolvimento profissional.Gostaria de saber eu sempre gostei de fazer novos cursos, me qualificar, sou estudande Gestão em recursos humanos e atualmente curso o primeiro sementre em inglês,tenho experiência administrativa, mais o meu maior objetivo hoje é fazer parte de um grande empresa,mas não sou chamada para nenhuma entrevista, como posso saber se o meu curriculo não está adequado as vagas, será que o problema está em mim? ou com o meu perfil não está sendo procurado pelas empresas??

    ResponderExcluir
  18. Olá Ktiti, está no caminho certo, já está aprimorando o inglês, que hoje uma grande deficiência no mercado de trabalho. Para participar de processos seletivos, você deve fazer um belissimo currículo, bem detalhado e cadastrar-se diretamente nos sites das empresas que te interessam, assim terá mais chances. E não deixe de cadastrar-se no portal Elancers, que tem mais de 3500 clientes, de todas as áreas, segmentos e portes. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  19. Olá Luciana!!!
    Não encontrei no seu blog o seu endereço de e.mail. Como eu poderia entrar em contato diretamente com você?
    Agradeço antecipadamente,
    Marcos

    ResponderExcluir
  20. Olá Marcos, meu email é luciana@elancers.net
    abs

    ResponderExcluir
  21. Boa noite...gostaria de parabenizá-la pelo blog contém informações importantissímas para quem está participando de procesos seletivos como eu em cias aéreas onde a exigência é bem grande...Mas é difícil saber o que o seleconador procura ,já participei de entrevistas onde percebi que as pessoas que se desenvolvern bem como fala e comprtamento não passaram eu mesma estava tão nervosa que pensei que fosse ser reprovada na triagem ,acabei sendo eliminada na entrevista individual,enfim estou me preparando para a próxima e espero obter sucesso...se você puder dar dicas ficarei muito grata.
    Obrigada.
    Barbara Brito

    ResponderExcluir
  22. Olá Barbara, grata pela sua visita ao Blog. A Elancers está preparando um material que apresentará dicas de como se vestir, como preparar-se para uma entrevista e como turbinar seu currículo. No portal www.elancers.net na área de candidatos você encontra as dicas e as orientações para utilizar suas redes sociais. boa sorte !

    ResponderExcluir
  23. Tenho notado que envio meu currículo diretamente ao RH das empresas conforme solicitado por elas, porém há mais de 01 anos não recebo se quer um contato para entrevistas. Sou pós graduada e tenho bastante tempo de experiência.
    O que pode estar acontecendo...será problemas com a minha idade 38 anos ou ainda que para cargos na área administrativa financeira esta valendo o chamado QI apenas por indicação.
    obrigada

    ResponderExcluir
  24. Olá ! Veja, as indicações são um grande diferencial quando se pleiteia uma vaga em uma empresa, pois é indicio de que aquele profissional é de confiança e isso já é um fator positivo para que aquela pessoa seja avaliada de forma diferente. Porém o RH nao contrata pessoas por QI e sim pelo fato do candidato apresentar os requisitos de conhecimento, experiencia e perfil para aquela determinada posição. Hoje o mercado está muito aquecido, estamos com apenas 5% de desemprego, então, creio que voce deva intensificar sua busca de vagas com seu perfil. Revise seu curriculo em todos os sites em que se cadastrou, capriche nos detalhes relevantes sobre sua carreira, cursos e conhecimentos e mantenha seu telefone e email sempre atualizados. Como sempre digo, procurar emprego é um trabalho, então, entre todos os dias em sites de emprego e candidate-se a todas as vagas com seu perfil. Desejo boa sorte !

    ResponderExcluir
  25. Muito bacana estas informações. Um post bem completo sobre recrutamento e seleção! :)

    ResponderExcluir