sábado, 23 de abril de 2011

Diga NÃO ao preconceito !


Essa semana aproveitei para colocar a leitura em dia. Em uma revista li uma matéria sobre preconceito, e uma parte da matéria trazia relato de pessoas que confessavam ter preconceito contra negros, obesos, homossexuais entre outros.

Uma destas pessoas que tiveram seus nomes trocados, afirmou que não contratava negros, "gordos" e homossexuais. Pensei comigo, meu Deus, em pleno século 21 ainda existe preconceito contra algumas classes, que são exercidos todos os dias, mesmo que de forma sutil e velada.

Justificava a pessoa, que não contratava negros pois estes reagiam mal à algumas tarefas como pegar café ou ajudar na organização do ambiente, que gordos  são desequilibrados e os homossexuais são muito melindrosos. 

Acho que mais do que não praticar o preconceito, devemos praticar a INCLUSÃO de pessoas que têm menos oportunidade, como por exemplo pessoas que moram nas periferias, sequelados, queimados, fanhosos, gagos e um sem número de pessoas que não estão incluídos sob a tarja de PNE, e que não conseguem um trabalho por conta destas "diferenças".

Claro que não estou sugerindo que ninguem contrate uma pessoa que gagueja para o cargo de telefonista, mas tem um sem número de outras posições em que uma pessoa com esta limitação pode se sair bem tranquilamente, basta pensar um pouco, ao menos considerar a situação.

Voltando aos negros, obesos e homossexuais, os mais perseguidos, penso que se o candidato preenche os requisitos de conhecimento e experiência que a posição exige, devem sim ser incluídos e avaliados sem qualquer preconceito por suas escolhas pessoais.

Uma vez contratados (e eu tenho várias experiências neste sentido), jamais precisei desligar qualquer uma destas pessoas por conta de reflexos de sua vida pessoal no seu ambiente de trabalho. Claro que há exceções nestes grupos, assim como há magros, brancos e heterosexuais que usam drogas, são alcoólatras, enfim, trazem problemas pessoais para o ambiente de trabalho inviabilizando sua manutenção no trabalho, mas que fique claro que estas situações não são prerrogativas da cor, peso, estatura ou preferência sexual, são aspectos de cada indivíduo.

Profissional não tem cor, não tem idade, não tem opção sexual, não é medido em quilos ou por padrões estéticos. O profissional tem que ser profissional. Atender e superar as expectativas daquela função, estar realizado na empresa, relacionar-se bem com seus superiores e equipe e também, ser avaliado exclusivamente sob este prisma. 

Como desejar um mundo melhor se continuarmos praticando velhos hábitos de exclusão que engrossam os níveis de marginalidade no país e no mundo ?

De uma coisa eu tenho certeza.  Há vários talentos "encostados" à espera de uma oportunidade e de uma empresa que esteja voltada para um novo pensamento, mais justo e digno. 

Como dizia Gandhi " Seja a mudança que você deseja ver no mundo. "

Que possamos praticar a inclusão em todos os nossos atos.
Luciana Tegon

5 comentários:

  1. É mais um assunto difícil que foi tratado de maneira direta e sem rodeios !! Essa hipocrisia de falar uma coisa e praticar outra é o que faz as pessoas acharem que não existe tratamento diferente para os diferentes ... sabemos que existe e que cada um tem um papel importante em eliminar esses maus "hábitos". Temos que praticar mais a igualdade para nos educar ao novo mundo que será cada vez mais cheio de diferentes e diferenças de pensamentos. @@

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto é muito sério e difícil de ser abordado.
    Mas não deveríamos ser inocentes em achar que não acontecem, pois é mais frequente do que se imagina.
    São colocações diretas como: para trabalhar comigo não aceito gays, negros, pobres... Dependendo do caso, homens (ou mulheres) etc. etc..
    E quem está de fora tende a afirmar que a pessoa que sofre o preconceito está fantasiando, ou que ela mesma é a mais preconceituosa da história.
    Só quem passa ou passou por uma situação como essas é quem saberá do que se trata.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o Blog!
    Parabéns.
    Se puder visite os meus blogs.
    Abraços

    http://blogdoprofessorari.blogspot.com
    http://saudecompleta.blogspot.com
    http://redebichos.ning.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ari, obrigada pela visita e parabéns pelos seus blogs ! abs

    ResponderExcluir