segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Feedback de demissão: está preparado?

No Brasil, a demissão de um colaborador é sempre um problema. Enquanto o empregado via de regra acredita que sua demissão se dá por razões meramente "pessoais", a área de Recursos Humanos evita entrar em muitos detalhes para minimizar os riscos de ações trabalhistas. Assim, se o empregado está sendo demitido por questões de atitude, como desprezo pela hierarquia, por exemplo, o que é algo muito comum no Brasil, muitos gestores evitam deixar isso claro com medo que o empregado se irrite e recorra à justiça alegando discriminação ou perseguição.

Esse tipo de atitude traz como principal consequência a baixa maturidade de muitos profissionais, que passam de emprego em emprego, são demitidos quase sempre pelas mesmas razões, mas nunca tiveram um feedback autêntico que pudesse orientá-los rumo a melhores práticas profissionais.

Segundo Luciana Tegon, sócia diretora da Tegon Consultoria, empresa especializada em processos de recrutamento e seleção, o feedback honesto de demissão é a melhor prática quando a empresa está dispensando um profissional.

 "Em primeiro lugar, é importante que o profissional que está sendo demitido não se surpreenda com o feedback, ou seja, se ele está sendo demitido por atitude, é importante que ele já tenha sido advertido e orientado a respeito desse problema no passado. Se a empresa já deu as orientações necessárias e o profissional não se adaptou, o feedback de demissão deve ser claro e objetivo, evidenciando claramente as razões pelas quais a pessoa está sendo desligada", explica Luciana.

 Mas e o risco de ação trabalhista?

 Para Luciana Tegon, o profissional que costuma entrar com ação trabalhista vai fazê-lo independente de ter recebido um feedback honesto ou não. Nesse sentido, se a empresa está dispensando o profissional por razões claras e documentadas, um feedback direto e honesto pode, até, servir em casos de ações trabalhistas:

 "Se o profissional não respeita seu chefe, por exemplo, sempre discutindo ordens ou descumprindo o que é pedido, um feedback claro e prévio pode ser útil numa ação trabalhista, ou seja, para mostrar que a pessoa foi desligada não por razões pessoais, mas porque não tinha uma atitude profissional no trabalho", explica Luciana. Veja mais na entrevista em vídeo. Eu gostaria de saber sua opinião a respeito.


5 comentários:

  1. Se houvesse feedback bimestral dos pontos a serem melhorados muitas demissões seriam evitadas, chamar em particular falar dos pontos fracos e fortes deixando dicas para melhoria e qual o resultado esperado.
    Tenho feito isso nas empresas onde atuei com 70% de aproveitamento, os que são desligados chegam a pedir desculpas por não terem alcançados as metas de mudanças planejadas, sejam elas comportamentais ou resultado esperado das atividades.

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    Recebi a noticia de minha demissão por mensagem via WhatsApp, como devo proceder com tamanho desprezo e discriminação?
    Prazer em ouvir.
    Cordiais Sauações!
    Héber Sene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heber, lamentável. Não conheço em detalhes o que ocorreu para que sua comunicação fosse feita por celular mas acho que vale um email seu para o gestor e o head de RH pontuando esta situação. Desejo sorte em sua recolocação.

      Excluir
  3. prezados.
    eu sei que a minha gerente vai me demitir, tem um mes que minha vaga está exposta em site de emprego. Os diretores elogiam o meu trabalho e as pessoas em volta percebem que ela tem uma perseguição comigo. Estou so aguardando ela me mandar embora. Se a mesma quiser que eu cumpro aviso, sou obrigada? ainda mais neste caso que fiquei sabendo que vou ser mandada embora por um site de emprego?

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, eu tenho como o que se chama de "resistência ao ato de dar o feedback demissional" um problema de cultura pouco disseminada. Se essa fosse uma política interna e o funcionário saber que em caso de demissão o feedback será aplicado, acredito até que evitaria um processo trabalhista por parte do demitido. Opinião minha, é claro.

    ResponderExcluir